quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ode à Música Rápida



Há algo na música rápida que altera minhas emoções... mas será que saberei explicar ?? O poeta Fernando Pessoa disse certa vez que é necessário esperar passar o tempo da emoção para escrever o poema... Já passam vinte anos que eu escuto (e que compus) a música rápida, sendo assim creio que está na hora de homenageá-la.
A aceleração das moléculas de meu corpo quando escuto os três acordes não explicariam com certeza científica o que a musica rápida faz comigo... Meu pensamento se torna mais aguçado, minha vontade de mudar a vida ao meu redor se torna mais latente, meus passos ficam bem mais firmes... Isso me lembra a frase de Bakunin que “a liberdade do outro estende a minha ao infinito”, pois então, as possibilidades da música me libertam, qualquer que seja a música, porém que seja rápida !!!
Estou falando do hardcore/punk... Três acordes ultra-acelerados que cadenciam a voz que entoa uma canção de batalha ao molde dos velhos “cancioneros anarquistas” da guerra civil espanhola, mas aludindo à vários temas... Estas canções levam em sí um sentimento de encorajar a revolução nossa de cada dia, de uma comunidade que se faça pelos próprios interessados, e que ressoe como um trovão na noite...
A eloqüência da música rápida reside em suas nuances... Posso chamar de catarse, posso chamar de transpiração, posso chamar de inspiração... Há algo de maravilhoso e belo neste tipo de canção, derivando da cacofonia às melodias que são extraídas dos refrões fortes e concisos do hardcore... E não apenas minha massa corpórea, sanguínea e/ou cerebral se movimenta com suas vibrações sonoras, mas também meu coração e minha alma, transbordando em uma significação espiritual... tornando-se a elegia para aquilo que chamamos de revolução cultural...
Revolucionai-vos, então!!!!


Nenhum comentário: