domingo, 3 de março de 2013

ENTREVISTA COM MIRO DE MELO, BATERISTA DAS BANDAS LIXOMANIA E 365 !!



Realmente, foi uma surpresa esta entrevista!! Foi através do facebook (bendita tecnologia) que contactei o Miro e ele foi muito prestativo e atencioso com minhas perguntas. Foi na manhã deste domingo que ele me concedeu esta entrevista e não posso deixar de agradecer a boa vontade dele !! Miro tem a simplicidade dos ícones bravios do punk rock!! Confira suas idéias nesta conversa exclusiva para o blog DECIBÉIS ALTERNATIVOS !!


Miro,você é um dos precursores do movimento punk no Brasil, haja vista sua participação em bandas como LIXOMANIA e 365. Como foi essa história do punk rock para você, ou seja, como tudo surgiu?  Como se formaram as bandas LIXOMANIA e 365 ?
O lixomania é de 79 eu entrei em 1981 e gravei o compacto. A banda durou até 1983 e retornou as atividades em 2004 e estamos fazendo shows até hoje. O 365 eu formei e fui fundador em 1984 e estamos até hoje fazendo shows.

O LIXOMANIA lançou um compacto nos anos 80 que hoje é raridade... Você, naquela época, imaginava que a influência do LIXOMANIA seria tão grande? E como é para você saber que garotos e garotas de 15 anos curtem o som que você fez há 30 anos?
Passaram 30 anos e parece que foi ontem. Gravei discos com a Lixomania e vários com o 365, fiz acredito que mais de 1500 shows, viajei o Brasil inteiro e ainda tenho no sangue este espírito que é ser rockeiro e nunca se acomodar e achar que tá bom... eu acho que ainda posso produzir coisas boas até onde Deus permitir.

A canção “São Paulo” do 365 é um clássico do rock paulista e brasileiro... Eu, que sou mineiro, imagine, canto ela à plenos pulmões !! Como é para você tocar uma música que está inserida no imaginário coletivo do rock and roll nacional ?
Sempre emociona quando tocamos está canção... Ela deu certo pelo sentimento e a junção da letra com a música e para quem vive nessa metrópole louca que é SP,que é mais amada que odiada,por quem nasceu,cresceu e vive seu cotidiano.

 Outra canção da qual eu gostaria de saber sua opinião é “Grandôla, Vila Morena”, considerada um “hino” do movimento de esquerda de Portugal. Você tem um posicionamento político? Quero dizer, você se considera de esquerda ou anarquista? Fale um pouco sobre isso...
A versão da Grandola foi uma brilhante idéia do Ari Baltazar(guitarrista do 365), pai dele também é musico e sabe como é, sabemos da importância que foi está época para o povo de Portugal.Politicamente eu acho,enquanto tiver este desnível social,que gera muita violência e conflitos não teremos um mundo melhor,sou da opinião que dividir é somar. Se isso é ser da esquerda ou anarquista politicamente eu me encaixo.

No encarte do CD “Do Outro Lado do Rio” do 365 há uma menção ao Centro Organizado De Tratamento Intensivo À Criança (C.O.T.I.C.). Qual é o trabalho desenvolvido por esta ONG ??
A Cotic é presidida pela minha irmã (Sra.Margarida de Melo) e ampara crianças com PC(paralisia cerebral e outras patologias). Elas chegam através de maus tratos,abusos e riscos sociais. A Cotic recebe vários tipos de doações,v se quiser saber mais acesse www.cotic.org se você for de São Paulo visite no endereço Rua do Horto,805 - na Zona Norte.

Recentemente, Douglas Viscaino, guitarrista da RESTOS DE NADA, faleceu precocemente. Há dois anos, Redson do CÓLERA também nos deixou. Sei que estes homens são mais do que personalidades para você, que são amigos... qual o sentimento que te afligiu quando soube da morte deles ?? E na sua opinião,qual o legado que deixarão ?
São duas grandes personalidades e seres humanos extraordinários,infelizmente muito difícil de se encontrar em nosso meio. Artisticamente influenciaram muitas pessoas da minha geração e eu sou um deles,pois aprendi muito com eles e só tenho que agradecê-los.


Ainda não tive o prazer de ler seu livro intitulado “Miro de Melo: 30 anos de Rock.” Qual sua expectativa para a divulgação deste novo trabalho ??
O livro foi uma idéia inicial do Edson Luis Rosa que é o autor. Ele é baterista e está envolvido com música a muitos anos também, é conhecedor do trabalho da Lixomania e do 365.Estou surpreso com a repercussão e direção que tomou este trabalho e confesso que não esperava, mas estou muito feliz,pois tenho meu reconhecimento em vida.

Alguma novidade com o 365? Algum novo trabalho à vista?
O 365 está com 80% do trabalho pronto. Acredito que até o fim do ano temos novidades,estamos muito contentes com as músicas novas e com conhecimento de causa, posso dizer que será o melhor trabalho da Banda. Eu, Roberto,Ari e o Neto estamos muito empenhados a fazer o melhor pois capacidade nós temos e se Deus quiser(e ele quer) presentearemos os nossos fãs com um grande trabalho, cinco músicas novas já estão em nosso Facebook (Banda 365) é só conferir!!

Miro, foi uma honra te entrevistar para o blog DECIBÉIS ALTERNATIVOS. Deixe uma mensagem final para nossos leitores...
Agradeço o espaço e abraços a todos.

Página no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Banda-365/221169767922303

C.O.T.I.C.
http://www.cotic.org/




Vídeo de "Grândola, Vila Morena" e de "São Paulo", ambas da banda 365

Nenhum comentário: